18 de março de 2010

Computador X Coluna


Quem hoje consegue viver sem um computador? Hoje ele é tão pessoal que tomou o lugar do velho diário...Para trabalho, passatempo, comunicação com o mundo todo...enfim, hoje todos passamos muitas horas na frente do computador e o que mais se ouve é: “...fico tanto tempo na frente do computador que só percebo quando começa a doer meu pescoço”, “sempre que fico muito tempo sentado em frente ao computador começa a doer minha lombar” e por ai vai...
Não podemos mais nos livrar dele, então como manter uma postura correta para utilizar o computador?

• O computador deve estar na sua frente, com o monitor na altura dos olhos;
• Estique seus braços e coloque o monitor no comprimento dos seus braços;
• Cadeira com encosto para coluna (sempre sentar em cima dos ísquios, que são ossinhos que você tem embaixo do glúteo, coloque a mão embaixo dos seus glúteos que você irá senti-los);
• Utilizar uma cadeira com apoio para os braços sem que eles elevem seus ombros e manter ± 90º de flexão de cotovelo;
• 90º de flexão de quadril;
• 90º de flexão de joelhos;
• Pés apoiados no chão, caso sua cadeira seja alta utilize um apoio para os pé;.
• Evite os mouses muito pequenos, utilize os que se acomodam ao formato da sua mão.

O notebook atualmente é muito utilizado, se esse for seu caso, adapte com um mouse e teclado externo.
Mesmo com essas mudanças, é importante sempre se levantar para movimentar o corpo.

Por Ana Angélica R. de Lima

3 comentários:

  1. Todo mundo já ouviu, mil vezes leu, e ainda não aprendeu, que postura errada diante do PC, traz dores lombares e outros azares. Até que enfim, sou flagrado, descuidado, mal ajambrado, de acordo com este alerta, estou todo errado. Pra postura endireitar, nunca é tarde pra começar.

    ResponderExcluir
  2. É muito importante mesmo prestar atenção na postura quando estamos no computador. Chega o fim do dia e fico me sentindo toda quebrada.
    Todas essas adaptações são muito dificeis de serem feitas, principalmente se o maior problema da postura for no trabalho. Não dá pra escolher o tipo de cadeira, apoio para os pés etc.
    Acho que o importante é ter o monitor na altura dos olhos e braços apoiados, o resto dá pra dar um jeitinho.

    ResponderExcluir
  3. oi adorei seu blog,pois hoje estou com tanta dor que resolvi buscar algo que diminuisse crise .tenho escoliose desde os 12 anos,estou com 26,tenho 2 filhos,sou casada dona de casa,esntao os afazeres do dia a dia acaba comigo chego chorar de tanta dor,tinha que fazer cirugia mais minha mãe nunca se interessou,pois meu problema é hereditário.sabe sofro tanto com isso que se eu pudesse fazer uma cirurgia da idade que estou eu faria.bjs!!!

    ResponderExcluir