4 de março de 2010

Anatomia de Coluna


A coluna vertebral é composta de:

- Ossos, chamados de vértebras. São 33 vértebras, sendo 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares e 9 sacrococcígeas. Cada região apresenta uma curvatura fisiologia, ou seja, normal do corpo humano. Nossa coluna não é uma linha reta quando observada de perfil, apresenta curvas, como na cervical uma concavidade (lordose), a torácica convexidade (cifose) e lombar novamente uma concavidade (lordose), essas curvaturas existem para absorver impacto da coluna, grosseiramente falando como se fosse uma mola. Quando essas curvaturas aumentam além do normal, surgem a famosa hipercifose (“corcunda“), hiperlordose (“bumbum empinado“).

- Discos intervertebrais, são os famosos das hérnias de disco. Esses discos ficam entre as vértebras e são como se fossem “almofadinhas” para absorver também o impacto da coluna. São anéis de fibrocartilagem que envolvem um núcleo gelatinoso (núcleo pulposo) que possuem a capacidade de atrair e reter água, desta maneira os discos são acomodados às vértebras durante o movimento. Quando estamos realizando nossas atividades durante o dia esses disco vão se desidratando (isso mesmo perdem líquido) e quando dormimos eles novamente são reidratados.

- Nervos. No centro de todas as vértebras existe um canal por onde passa a medula espinal, em cada vértebra existe um forame (buraco) que saem os nervos. São os nervos quem mandam informações para nosso corpo de movimento e sensibilidade que mandam essas informações para as regiões correspondentes por onde saem da coluna, por exemplo, nervos quem saem da cervical dão função para membros superiores, nervos da lombar dão função aos membros inferiores.

- Ligamentos, contribuem na estabilização da coluna. Os mais importante são o ligamento longitudinal anterior que mantêm a estabilização das articulações vertebrais e posterior que evita que os discos escorreguem para dentro do canal vertebral. Esses ligamentos também tem uma importante função de não deixar que a coluna realize uma extensão além do limite normal.

- Músculos, são vários músculos. A função básica deles é gerar movimento, mas também funcionam como estabilizadores/protetores da coluna. Podemos dividir os músculos em estáticos e dinâmicos, os estáticos são aqueles que estão ativos durante todo o dia, são os músculos que nos deixam em pé, por exemplo, paravertebrais. E os dinâmicos que são músculos mais fortes e são solicitados em atividades mais especificas como por exemplo rotação de tronco. Posteriormente, falaremos muito mais sobre os músculos.

Por Ana Angélica R. de Lima

Um comentário:

  1. Making Money - Work/Tennis: The Ultimate Guide
    The way you would expect 포커 족보 from betting on the tennis matches หารายได้เสริม of tennis 하랑 도메인 is to bet on the player you like 실시간 바카라 사이트 most. But you 샌즈 also need a different

    ResponderExcluir