10 de abril de 2011

Cinta abdominal


Já foi muito utilizada e indicada para pessoas que tem dor na região da lombar. Ela é mesmo eficiente? É benéfica para dor na coluna?

Muitas pessoas utilizam a cinta quando tem dor na região da lombar e dizem que ela é ótima, porque enquanto a utilizam, não sentem dor, e quando não, a dor volta, então a usam o dia todo. É ai que está o problema.

O nosso corpo é muito esperto, ele sempre está conservando energia, então o que não está sendo utilizado pára de funcionar. A cinta abdominal faz a função do músculo abdominal que é o músculo mais importante na estabilização da coluna lombar, se existe a cinta para realizar essa função, o músculo fica cada vez mais enfraquecido.

Portanto, a cinta abdominal não é indicada para paciente com lombalgia, por aumentar a fraqueza do músculo abdominal. Caso o paciente necessite usar por outros motivos através de indicação médica (pós-cirúrgico, fratura, entre outros), é importante o processo de “desmame”, que é tirar a cinta cada dia progressivamente associado ao fortalecimento do abdome, sempre com o acompanhamento de um profissional.

É importante não confundir as cintas abdominais com os coletes, que é indicado sim, nos tratamentos de escoliose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário