29 de janeiro de 2011

Escoliose, Hipercifose, Hiperlordose... O que é isso?



Como já escrevi na postagem Anatomia da Coluna, a coluna vertebral não é como uma linha reta, quando observada de perfil, apresenta curvaturas: lordose na cervical, cifose na torácica e lordose na lombar. Essas curvaturas são importantes para absorver os impactos na coluna como uma mola. A coluna observada anteriormente ou posteriormente deve ser uma linha reta.



Freqüentemente são encontradas alterações nas curvaturas da coluna e as mais comuns são:

A – Escoliose ou atitude escoliótica: A escoliose é uma alteração na coluna tridimensional em que existe a rotação e inclinação da vértebra. Muitas vezes são observadas a olho nu curvaturas na coluna, naquele clássico exame de inclinação do tronco para frente, em que são observadas regiões de um lado da coluna mais salientes em relação ao outro, isso realmente pode ser uma escoliose ou apenas uma atitude escoliótica. A atitude escoliótica é um desequilíbrio muscular de um lado da coluna em relação ao outro gerando a curvatura, muitas vezes pode ser algum hábito postural errado e nada que uma reabilitação postural não resolva. Se realmente for uma escoliose é necessário uma avaliação radiológica para obter esse diagnóstico. Escoliose merece um capítulo a parte, portanto mais detalhes sobre escoliose ficará para uma próxima postagem.

B – Hipercifose: é um aumento da curvatura da coluna torácica. Pessoas muito tímidas, altas apresentam essa postura. A hipercifose normalmente está acompanhada dos ombros enrolados para frente e anteriorização da cabeça. É bastante comum encontrar pessoas que tenham hipercifose com dor na cervical, porque a coluna forma um “C” acentuado, se a cabeça acompanhar a coluna teria que olhar para o chão, mas é necessário olhar para frente, assim os músculos posteriores da cervical trabalham excessivamente.

C – Hiperlordose: é um aumento da curvatura da cervical ou da lombar. Pessoas com aumento da curvatura da lombar (hiperlordose) muitas vezes apresentam dor, por excesso de trabalho dos músculos posteriores lombares, ou por encurtamento dos músculos anteriores do quadril, ou na maioria dos casos por fraqueza do abdome. Ou seja, é necessário um equilíbrio entre os músculos de quadril e lombar. O fisioterapeuta é apto a avaliar esse equilíbrio quadril-lombar.

Retificação – é a diminuição significativa das curvaturas, ou seja, quando esse indivíduo é observado de perfil não existem as curvas normais da coluna. Muito comum de acontecer na cervical por muita atividade dos músculos posteriores.

É importante saber que raça, sexo, idade e atividade física interferem e muito na coluna, por exemplo, negros normalmente apresentam mais lordose e orientais normalmente apresentam menos; bailarinas normalmente apresentam todas as curvaturas da coluna menores, uma postura mais retificada; idosos normalmente apresentam mais cifose. Essas alterações muitas vezes não apresentam nenhum problema para muitas pessoas, mas é importante que essa “má postura” não interfira no cotidiano seja por estética, dor ou limitações no dia-a-dia.

Pessoas que tem dor, a alteração na coluna afetar a atividade física, trabalho ou alguma situação cotidiana e gerar algum desconforto estético, na maioria dos casos existe solução, principalmente quando tratada precocemente. O trabalho necessário é uma reeducação postural, não só do segmento acometido, mas do corpo com um todo. Existem muitas opções como o Pilates, RPG, Iso- Stretching, GDS entre outros, enfim escolha um tratamento que mais lhe agrade e mãos a obra.

30 comentários:

  1. Querida Ana,

    Depois de receber a negativa de uma avaliação mais detalhada da minha coluna, ou do que resta dela, ja que tenho escoliose, cifose e lordose, mas uma vez me lanço a pesquisar sobre unidades de saúde especializadas em que possa ter um acompanhamento especializado, ja que em meu estado não tem especialista em escoliose.

    Escrevo na esperança que possas me indicar algum centro de assistencia pública aqui no Brasil que preste serviço de saúde a pessoas que como eu tem que além de enfrentar as limitações que é ter uma deformidade e não ter como tratar de maneira adequada.

    Desde já agradeço pela postagem e por sua atenção.

    Josi.

    ResponderExcluir
  2. Josi,

    Obrigada pelo comentário.
    Em qual estado do Brasil você está?
    O tipo de tratamento que você procura é uma reeducação postural ou sua escoliose é mais acentuada e você necessita de um tratamento mais específico?

    Qualquer dúvida você também pode me mandar um e-mail no:

    colunacomsaude@gmail.com

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana, boa noite!
    Primeiro, Parabéns pelo blog!
    Preciso da sua ajuda...
    Estou com uma paciente com pectus carinatum ( peito de Pombo). O que está comlicando Ana é que ela só tem 04 anos de idade e o que poderiamos realizar de técnicas fisioterapêuticas seriam alongamentos, fortalecimentos e trabalhar respiratória. Porém a idade me restringe. Gostaria de saber sua opinião e dicas de técnicas que eu poderia utilizar nesta criança.
    Um abraço
    Marley

    ResponderExcluir
  4. Marley,

    Obrigada pelo comentário e fico feliz que você está gostando do Blog!
    Ela tem algum problema respiratório associado? Se tiver, eu trabalharia em piscina que normalmente as crianças aceitam muito melhor que o trabalho de solo. Na hidro você pode trabalhar respiração e a mobilidade de tronco de uma maneira bem lúdica.

    Outra sugestão é o Pilates para crianças,que é bem dinâmico e os materiais são bem interessantes, como bola, bolinhas, rolos...e já vi até aulas em que os pais fazem os exercícios com as crianças, ai o interessante é você adaptar os exercícios para sua paciente.

    Espero que tenha te ajudado. Qualquer coisa pode me mandar um e-mail no:

    colunacomsaude@gmail.com

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  5. Querida ana adorei seu bog pois como e dificil falar com alguem quando se sente dor tenho hiperlondose ja tomei varios remedios fis algumas fizioterapias e bem acima do peso, nao aguento mais se poder me ajudar te agradeço muito e vale pro seus seguidores tbm bjs najela

    ResponderExcluir
  6. olá tenho 13 anos e tenho hipercifose dorsal e hiperlordose lombar , sinto mmuita dor . e queria saber se é ariscado esse tipo de doença ..
    bruna.raphaelly@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Najela,

    Obrigada!
    A reeducação postural é muito indicada, portanto existe um desequilíbrio muscular na região de quadril e lombar. Na reeducação postural o fisioterapeuta faz uma avaliação para verificar os músculos que estão mais fracos, mais fortes ou encurtados, e posteriormente irá reequilibrar toda essa musculatura. O excesso de peso é muito prejudicial para coluna, pois gordura acumulada na região do abdome é um peso que contribui ainda mais para aumentar a hiperlordose.

    Espero que tenha lhe ajudado, qualquer dúvida fique a vontade para entrar em contato no e-mail: colunacomsaude@gmail.com

    Bjos,

    ResponderExcluir
  8. Olá Bruna,

    Em primeiro lugar, se você tem dor é importante fazer um tratamento, pois você é muito jovem para sentir dor. Vá a um médico par fazer uma avaliação do porquê da sua dor. Outro ponto importante é que seu corpo está em formação, o corpo da mulher se desenvolve até a primeira menstruação, assim essa é uma fase importante de intervenção como se a reeducação postural redirecionasse o desenvolvimento do seu corpo.
    Existem tratamentos para aliviar sua dor e melhorar sua postura, e até mesmo qual atividade física é mais indicada para seu caso.

    Bjos,

    ResponderExcluir
  9. Ana,
    Tenho 45 anos.
    Gostaria de saber quais as limitações que eu possuo para pratica de esportes (quais esportes eu posso praticar), pois tenho uma escoriose congenita, tenho alinhamento preservado da superfície posterior dos corpos vertebrais, com retificação da lordose lombar habitual. No nível de L3 a L5, abserva-se devido ao defeito de fusão acima descrito, a angulação anterior da coluna vertebral com moderada redução do canal raqueano ósseo neste nível.
    Demais corpos vertebrais com morfologia preservada.
    Observa-se a presença de herniações discais (nódulos de Schmorl) nos platôs do corpo vertebral de L5.
    Não há evidencia de abaulamentos discais, focais ou difusos significativos em T12-L1 e de L1 a L3.
    Em L3-L4, observa-se discreta protrusão lateral direita do disco obliterando a gordura epidural anterior com redução das dimensões do forâmen de conjugação deste ladoe aparente contato com a raizde L3. Forâmen a esquerda preservado.
    Em L4-L5 há predominantemente redução do diâmetro ântero-posterior do canal raqueano ósseo devido à angulação acima descrita, bem como redução também dos forâmens de conjugação em virtude da alteração da morfologia do corpo vertebral de L4, reduzindo significativamente as dimensões do forâmen de conjugação a direita com aparente compressão da raiz de L5 e discreta redução do forâmen de conjugação à esquerda sem evidente contato com a raiz.
    Abaulamento discal difuso em L5-S1, um pouco mais evidente a esquerda, obliterando a gordura epidural anterior e reduzindo as dimensões de ambos os forâmens de conjugação, um pouco mais acentuado o esquerdo com sinais de contato/compressão da raiz de L5.
    Hipertrofia dos ligamentos amarelos.
    Assimetria dos planos musculares adiposos e adiposos paravertebrais.
    Aorta e artérias ilíacas com calibre normal.
    Dr. sou estudante do curso de Direito tenho feito alguns concursos para delegado, e nos editais tem vedação para os candidatos que possui desvio na coluna assentuado, será que eu posso fazer esses concursos ou essa deficiência me veda a prática de exercícios.

    Aguardo sua resposta!!


    Silvio.

    ResponderExcluir
  10. boa noite ,tenho hiperlordose e escoliose lombar posso fazer musculação ,esteiras? quais exercicios são adequados p meu problemas tenho 49 anos sexo f obrigado

    ResponderExcluir
  11. gostei bastante pq consegui fazer meu trabalho uhuuuuuu

    ResponderExcluir
  12. olá tenho 27 anos e tenho hiperlodose lombar posso fazer musculação?
    E esse hiperlodose tem curra?

    ResponderExcluir
  13. eu tenho escoliose e hipercifose num e nada facil concertar a postura, no meu caso tive q usar colete hortopedico mas graças a deus ja cinto os resultados!

    ResponderExcluir
  14. nao e sulficiemte nao me ajudou

    ResponderExcluir
  15. olá tenho 20 anos e tenho escoliose rotatoria lombar direita , gostaria de saber que exercicioos fazer e que posição ideal posso dormir, e se fazer esteira ajuda, uso sinta de aperto isso ajuda ou projudica obgado

    ResponderExcluir
  16. Ola Ana.. Muito interessante seu blog!
    Tenho escoliose acentuada e gostaria de saber se ainda tem algo para melhorar a minha coluna, tenho 25 anos.
    Desde ja agradeço.
    Tassia!

    ResponderExcluir
  17. Querida Ana, bom dia !

    Tenho 50 anos e gostaria de saber se a Hiperlordose pode ser diminuída ou tem cura ?

    Agradeço desde já vosso retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi ana graças a voce e ao seu site consegui entender o que é hipercifose hiperlordose e escoliose!quando esta em fase de crescimento o nosso peito ajuda a dar um desses problemas na coluna?

      Excluir
  18. Boa Noite,Olá Ana Angelica
    Tenho 32 anos e ano passado ao fazer exercícios na academia ,comecei a sentir muitas dores lombar fiz Raio x e foi constatado Hiper lordose,sou loca por academia principalmente aulas de Power Jump.Gostaria de saber quanto tempo levarei para fortalecer minha lombar e se poderei com o tempo voltar a fazer o que mais gosto que e o Power Jump.
    Att. Ângela Camargo

    ResponderExcluir
  19. oi seu blog é muito da hora

    ResponderExcluir
  20. queria saber se a cifose tem cura e qual é a mais indicada para quem tem 13 anos

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde, o que significa dizer eu estou com 6 vertebras com morfóloga lombar, é perigoso? ainda vou ao medico para mostrar as radiografias, mas fiquei preocupada, me ajude, obrigada

    ResponderExcluir
  22. desculpe o que eu quis dizer e que estou com morfologia lombar em 6 vertebras, é perigoso, ainda ou mostrar as radiografias ao medico, é que fiquei preocupada, desde já muito obrigada

    ResponderExcluir
  23. Ana, gostaria de saber, quem tem Lordose ou hiperlordose .Pode engravidar ? ou corre algum risco na gravidez ? Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  24. Olá meu filho tem 12 anos ele tem o ombro pra dentro e cabeça inclinada pra frente e um ladótimo mas caído qual exercício

    ResponderExcluir