10 de fevereiro de 2011

Cuidados para o dia-a-dia

Cuidados com a coluna no dia-a-dia são fundamentais para uma coluna saudável. Pessoas que se preocupam com a prevenção de uma lesão na coluna, mudar os hábitos errados é importante, pessoas que estão em um processo de reabilitação, é fundamental.

Tenho certeza que muitas vezes durante o seu dia você já cometeu esses erros. Mas qual é a postura correta?


Atividades que necessitam de flexão do tronco, como escovar os dentes, a grande maioria das pessoas realizam uma flexão da região torácica (aumentando a cifose torácica, a famosa "corcunda"), o correto é manter a coluna reta e realizar a flexão no quadril.


Atividades no solo, como a jardinagem, é importante manter os joelhos flexionados (na postura cócoras e não realizar um aumento da cifose torácica) ou com um dos joelhos apoiados no solo.


Ao carregar um peso é importante manter o mais próximo do tronco.


Mochilas, bolsas e sacolas pesadas são grandes destruidores de colunas. Mochilas, o correto é carregar 10% do seu peso corporal, ou seja, pessoas com 60kgs é aconselhável carregar até 6kg. É importante usar as duas alças da mochila para distribuir o peso e as alças devem ser bem justas para a mochila ficar o mais próximo do tronco possível.
Bolsas, NUNCA devem estar pesadas e procure alternar sempre o lado que você as usa. Sacolas pesadas, procure sempre dividir o peso em duas sacolas, carregue cada uma de uma lado e se estiverem muito pesadas flexione o braço e carregue próximas ao cotovelo.


Ao levantar de cama, primeiro deite em decúbito lateral (deitar de lado), depois coloque as pernas para fora da cama e por último levante o tronco com ajuda dos braços.

No início, é preciso estar sempre em alerta em relação a posição da coluna, futuramente isso torna-se um novo hábito que a coluna irá agradecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário