1 de junho de 2010

Qual a posição correta para dormir?


O indicado é dormir sempre de lado ou decúbito dorsal (barriga para cima).

Decúbito dorsal: o travesseiro dever ser mais baixo e colocar um apoio embaixo dos joelhos, como na figura 1. Pacientes que estão com muita dor, podem colocar um triangulo de espuma embaixo dos joelhos, formando um ângulo de quase 90º entre a coxa e o quadril, isso favorece um bom posicionamento da lombar.

Decúbito lateral: é a posição mais indicada. O travesseiro deve ser da altura do ombro, quando o indivíduo está deitado a cervical tem q estar bem retinha. É indicado colocar um travesseiro entre os joelhos.

Importante:
• O colchão deve ser firme e a coluna estar reta. Colchões muito moles deixam a coluna torta, por esse mesmo motivo não é indicado dormir em sofá, especialmente aqueles bem moles.

• Dormir de barriga para cima sem apoio para os joelhos e decúbito ventral (barriga para baixo), não são indicadas porque aumentam a lordose favorecendo a compressão nas facetas articulares das vértebras, podendo gerar dor (saiba mais sobre facetas articulares em ANATOMIA DA COLUNA).

E uma Boa Noite!

Por Ana Angélica R. de Lima

8 comentários:

  1. Gostei muito dessa dica. Gostaria tambem de saber como eu poderia aliviar as minha dores na coluna lombar sem ter que ficar domando remedio, pois estou parecendo uma escrava do remedio e eu não quero ter que ficar tomando remedio a minha vida inteira.

    ResponderExcluir
  2. Vanessa,

    Primeira coisa importante é você descobrir a origem da sua dor lombar. Existem muitas causas de dor na lombar, por isso ir ao médico é o primeiro passo. Com a avaliação médica, irá descobrir se a origem da sua dor é um problema muscular, ósseo, discos intervertebrais ou ligamentar. Tendo um diagnóstico correto do que está acontecendo na sua coluna provavelmente você terá que realizar um tratamento. O tratamento não consiste apenas em remédios que é um procedimento imediato para tirar sua dor e diminuir o processo inflamatório, quando ele existe. O mais importante é a reabilitação, ou seja, fisioterapia. Exercícios adequados para SUA coluna e orientações para o seus dia-a-dia.
    Espero que tenha lhe ajudado. Qualquer dúvida fiquei a vontade de mandar um e-mail para meu e-mail pessoal que você encontra no meu perfil.

    Atenciosamente,
    Ft. Ana Angélica R. de Lima

    ResponderExcluir
  3. olá tenho 29 anos e sinto muita dor lombar e passei a sentir uma forte dor no osso entre a coluna e o pescoço tem noites que não durmo de tanta dor poderia me ajudar.

    ResponderExcluir
  4. Olá, primeira coisa a fazer é procurar um médico para descobrir o que está acontecendo na sua coluna, ou seja, a causa dessa dor. Será que ela é muscular, é algum problema realmente no osso, algum problema neural ou até mesmo alguma doença que acometa a sua coluna. Quando você tiver o diagnóstico, teremos segurança e o caminho por onde tratar essa dor, seja com fisioterapia, RPG, hidroterapia...Espero que tenha lhe ajudado, estou a disposição para qualquer outra dúvida.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. olá sintos dores na região lombar
    só quando abaixo,é normal ou devo procurar um especialista.fui ao médico ele passou três injeção voltarem e diclofenaco aliviou,mas as dores voltaram.O que eu devo fazer?
    desde já agradeço

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Obrigada pelo comentário!
    Ter dor não é normal, a dor indica que algo no seu corpo não está correto. As causas da dor podem ser muitas, por isso é importante procurar um especialista para investigar a CAUSA dessa dor, que pode ser de origem muscular, osséa, neural ou ligamentar. O medicamento ajuda e muito, principalmente nos momentos de crises de dor intensas, mas também é importante um trabalho de reabilitação, ou seja, exercícios orientados para a SUA coluna por um fisioterapeuta.
    Espero que tenha lhe ajudado, qualquer dúvida você pode me mandar um e-mail no:

    colunacomsaude@gmail.com

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  7. Olá Dra Ana, apreciei muito o blog e em especial esta dica, gostaria de saber porem se existe alguma posição para se durmir com a barriga virada para baixo de modo que não prejudique a coluna pois tenho dificuldades em durmir com a barriga para cima ou de lado pois me sinto desconfortavel. ja li em um outro local que é possivel durmir com um travesseiro fino em baixo do abdomen e sem travesseiro sob a cabeça para que a coluna fique reta, isso esta correto?
    Antes Mesmo obrigado, Bruno G.

    ResponderExcluir
  8. Tenho lordose na cervical, qual melhor posição para dormir?

    ResponderExcluir