20 de maio de 2010

RPG


Reeducação Postural Global foi criado pelo francês Philippe Emmanuel Souchard, que se inspirou em Françoise Mézières precursora de uma nova visão de trabalho corporal, através da consciência corporal. Souchard percebeu que os músculos trabalham em cadeias musculares, ou seja, trabalham em conjunto. Um músculo quando está mais tenso pode interferir no músculo mais próximo, ou um músculo mais fraco interfere no músculo antagonista (músculo que tem a ação contrária), assim alterações posturais são perceptíveis, como ombros enrolados para frente, hiperlordose (“bumbum empinado”), hipercifose torácica (“corcunda”)...

Shouchard definiu em sua técnica que no corpo humano temos duas cadeias musculares, dos músculos anteriores do corpo e posteriores, sendo a cadeia anterior e posterior. Quando essas cadeias não estão em equilíbrio, alguns músculos estão mais tensos outros mais fracos, surgem as alterações posturais que futuramente podem gerar dor. No RPG, o paciente permanece em posições mais estáticas, chamadas de posturas.

Primeiramente, o fisioterapeuta realizará uma avaliação, que é de extrema importância. Sempre digo que fisioterapia sem uma boa avaliação não realizará uma boa fisioterapia, porque é essencial que saber as particularidades de cada indivíduo. A avaliação consiste em histórico do paciente, queixas, antecedentes pessoais, familiares, exames de imagem, exame físico e avaliação postural. Com a avaliação feita, o fisioterapeuta decidirá qual postura será utilizada, para agir na cadeia anterior, cadeira posterior ou até mesmo nas duas cadeias.

Em minha opinião, a técnica apresenta vantagens como: reeducação da respiração, é uma técnica eficaz para trabalhar cadeia posterior, bom para pacientes em quadro de dor na coluna vertebral e adquirir consciência corporal. Mas também apresenta desvantagens como: não trabalha a cadeia cruzada (ao andar, dirigir, nas rotações de tronco, é utilizada a cadeia cruzada que é solicitada durante muitas atividades do dia-a-dia) e o RPG não realiza movimentos funcionais, como manter um bom posicionamento da coluna enquanto realiza movimentos com os braços, por exemplo, dirigir. Devido a isso em meus atendimentos, sempre realizo alguns exercícios com os membros superiores ou inferiores que exijam a boa postura que foi previamente aprendida.

Por Ana Angélica R. de Lima

Um comentário: