4 de janeiro de 2011

Minha experiência na Dinamarca


Estava 5 meses sem postar pois, estava me atualizando, estudando fora do país. Gostaria de dividir um pouco da minha experiência.
A Dinamarca é um país com aproximadamente 5 milhões de habitantes, é menor que o estado de São Paulo. Tem uns dos melhores índices de qualidade de vida do mundo, um dos menores índices de violência do mundo. O sistema de saúde, de transporte e educacional são eficazes.
É considerado um dos países mais felizes do mundo, mas esse dado não está relacionado a quantidade de sorrisos que os dinamarqueses dão por ano, mas sim a satisfações da populações com seu país e a qualidade de vida que tem. Realmente é outro mundo, o sistema educacional é fantástico e pude ver isso com meus próprios olhos. Visitei a University of Northern Denmark que apresenta uma estrutura maravilhosa para pesquisa científica, laboratório de movimento e um grande incentivo para pesquisa científico. Também tive a oportunidade de expor um pouco da minha experiência no Brasil com a palestra “Healthcare in Brazil and Hydrotherapy in specific”.
No sistema de saúde existem vagas para todos e o atendimento é de qualidade. O hospital público que visitei tem uma estrutura incrível com todos os materiais necessários para um atendimento, com o mesmo nível de um hospital particular de alto padrão no Brasil.
Além de toda essa grande infra-estrutura existe um incentivo muito grande para pratica de atividade física. O meio de transporte principal é a bicicleta, começa ai o incentivo à atividade física, além da corrida na rua, prática comum de crianças a idosos.
O incentivo da atividade física é uma urgência no Brasil, devido principalmente ao índice de obesidade que está crescendo a cada ano. A atividade física também é essencial para o paciente que recebe alta da fisioterapia, porque após o processo de reabilitação o paciente que realiza uma atividade física adequada diminui a chance de voltar para fisioterapia.
Fiquei muito feliz ao perceber que mesmo sem toda essa infra-estrutura, no Brasil existem profissionais muito competentes e não ficam atrás do fisioterapeuta de um país desenvolvido. Somos muito criativos, não temos toda a infra-estrutura que existe na Dinamarca, mas oferecemos sim atendimentos de qualidade. Assim como eles, necessitamos comprovar cientificamente todo o trabalho que é desenvolvido no Brasil.

2 comentários:

  1. Ana, parabéns pela a iniciativa de sair e procurar mais conhecimentos. Assim nos enrriquecemos como profissionais, mas creio que você faz mais do que isso, você divulga a sua experiencia e ponto de vista.
    Concordo com você que o Brasil precisa urgente de uma conscientizaçao ao exercicio físico. A pós modernidade aqui só está azendo com que jovens fique na frente do computador ou de jogos por mais de 4h diaria aumentando o sedentarismo. Bem...isso é só um fator da consequencia da pós modernidade em nosso corpo.
    Mas creio que você está evndo ai como tudo dessa pós modernidade é bem administrado.
    Boa Viágem amiga.

    ResponderExcluir