14 de janeiro de 2011

Dicas de Alongamentos para coluna

Dicas de alguns alongamentos para realizar em casa e no trabalho.

Importante:
- Após o alongamento a dor não pode aumentar, se isso acontecer pare de realizar os alongamentos e procure um fisioterapeuta, Prof. de Ed. Física ou Médico para orientá-lo. Ou os exercícios estão sendo executados de maneira errada ou sua dor na coluna não é apenas de origem muscular.

- Permaneça na posição do alongamento por 30 segundos.

- Alongamentos podem ser realizados a qualquer hora do dia. Para pessoas trabalham o dia inteiro sentadas, é indicado antes de iniciar o trabalho como estivesse preparando o corpo e ao final do dia para "relaxar" o músculo que fico em atividade o dia inteiro na mesma posição.

- Uma dica é realizar os exercícios na frente do espelho, assim pode verificar se a postura está correta.



Alongamento para os músculos cervicais:

Pessoas que ficam muitas horas no computador ou realizam atividades repetitivas com os braços geralmente tem esses músculos muito tensos.
Na posição sentada ou em pé, sempre com a coluna reta, levar o queixo em direção ao peito, cabeça para trás e orelha em direção ao ombro para direita e esquerda. Lembre-se que os ombros devem sempre estar relaxados.


Alongamento para os músculos laterais do tronco:
Os ombros devem estar relaxados e apontando para frente, os ombros não podem ficar desalinhados uma para frente e outro para trás.


Alongamento para os músculos lombares:
Colocar as mãos embaixo dos joelhos e puxar para cima, em direção a cabeça.


Outra opção de alongamento para lombar.Lembre-se de sempre relaxar a cabeça.


Alongamento para todos os músculos posteriores:
Encostar a coluna em uma parede, faça uma anti-versão de quadril (tende encostar sua lombar na parede), flexione os joelhos e os pés devem estar na largura do seu quadril. Lentamente, comece um enrolamento com a cabeça, imaginando vértebra por vértebra desencostando da parede, até chegar no seu limite ou as mãos tocarem o solo. O retorno (idem a figura) também é lento, imagine vértebra por vértebra encostando na parede, a ultima coisa que retorna é a cabeça.

7 comentários:

  1. olá Ana td bem?fiz hidroterapia com vc,vc lembra?meu nome é Daniel.
    se vc tiver orkut me add danielmarcelino87@bol.com.br
    msn:vidanova_marcelino@hotmail.com
    bjos
    obrigado

    ResponderExcluir
  2. Olá Daniel,
    Claro que me lembro de você. Como você está?
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber sobre exercício para aliviar dores no coccix.

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    tenho uma vértebra da coluna deslocada pra fora devido um tombo que cai sentada no piso. gostaria que me indicasse alongamentos que posso fazer em casa, pois trabalho o dia todo e, em pé,(professora de séries iniciais),tenho filhos pequenos, e não tenho tempo de frequentar uma academia.
    os médicos me disseram que minha coluna só melhora com alongamento, não há remédio ou tratamento.
    se puder me ajudar com dicas fico agradecida
    abraços
    IEDA

    ResponderExcluir
  5. Ola tudo bem gostaria de saber quais alongamentos para quem tem problemas na coluna cervical e toracica se me retornar ficarei muito agradecida um abraço!

    ResponderExcluir
  6. costumo alongar meu pescoço com as mãos ao ponto do mesmo estralar e eu levar um choque em todo meu corpo,isso é normal!

    ResponderExcluir