
Como já escrevi na postagem Anatomia da Coluna, a coluna vertebral não é como uma linha reta, quando observada de perfil, apresenta curvaturas: lordose na cervical, cifose na torácica e lordose na lombar. Essas curvaturas são importantes para absorver os impactos na coluna como uma mola. A coluna observada anteriormente ou posteriormente deve ser uma linha reta.
Freqüentemente são encontradas alterações nas curvaturas da coluna e as mais comuns são:

A – Escoliose ou atitude escoliótica: A escoliose é uma alteração na coluna tridimensional em que existe a rotação e inclinação da vértebra. Muitas vezes são observadas a olho nu curvaturas na coluna, naquele clássico exame de inclinação do tronco para frente, em que são observadas regiões de um lado da coluna mais salientes em relação ao outro, isso realmente pode ser uma escoliose ou apenas uma atitude escoliótica. A atitude escoliótica é um desequilíbrio muscular de um lado da coluna em relação ao outro gerando a curvatura, muitas vezes pode ser algum hábito postural errado e nada que uma reabilitação postural não resolva. Se realmente for uma escoliose é necessário uma avaliação radiológica para obter esse diagnóstico. Escoliose merece um capítulo a parte, portanto mais detalhes sobre escoliose ficará para uma próxima postagem.
B – Hipercifose: é um aumento da curvatura da coluna torácica. Pessoas muito tímidas, altas apresentam essa postura. A hipercifose normalmente está acompanhada dos ombros enrolados para frente e anteriorização da cabeça. É bastante comum encontrar pessoas que tenham hipercifose com dor na cervical, porque a coluna forma um “C” acentuado, se a cabeça acompanhar a coluna teria que olhar para o chão, mas é necessário olhar para frente, assim os músculos posteriores da cervical trabalham excessivamente.
C – Hiperlordose: é um aumento da curvatura da cervical ou da lombar. Pessoas com aumento da curvatura da lombar (hiperlordose) muitas vezes apresentam dor, por excesso de trabalho dos músculos posteriores lombares, ou por encurtamento dos músculos anteriores do quadril, ou na maioria dos casos por fraqueza do abdome. Ou seja, é necessário um equilíbrio entre os músculos de quadril e lombar. O fisioterapeuta é apto a avaliar esse equilíbrio quadril-lombar.
Retificação – é a diminuição significativa das curvaturas, ou seja, quando esse indivíduo é observado de perfil não existem as curvas normais da coluna. Muito comum de acontecer na cervical por muita atividade dos músculos posteriores.
É importante saber que raça, sexo, idade e atividade física interferem e muito na coluna, por exemplo, negros normalmente apresentam mais lordose e orientais normalmente apresentam menos; bailarinas normalmente apresentam todas as curvaturas da coluna menores, uma postura mais retificada; idosos normalmente apresentam mais cifose. Essas alterações muitas vezes não apresentam nenhum problema para muitas pessoas, mas é importante que essa “má postura” não interfira no cotidiano seja por estética, dor ou limitações no dia-a-dia.
Pessoas que tem dor, a alteração na coluna afetar a atividade física, trabalho ou alguma situação cotidiana e gerar algum desconforto estético, na maioria dos casos existe solução, principalmente quando tratada precocemente. O trabalho necessário é uma reeducação postural, não só do segmento acometido, mas do corpo com um todo. Existem muitas opções como o Pilates, RPG, Iso- Stretching, GDS entre outros, enfim escolha um tratamento que mais lhe agrade e mãos a obra.