Os sintomas que podem acompanhar uma alteração na coluna são:
- O sintoma mais comum é a DOR. Na grande maioria das vezes, começa muitos anos antes do indivíduo apresentar alguma doença mais grave de coluna. Ela normalmente aparece em situações de grande estresse, dormir em colchão muito mole, ao carregar peso, entre outros.
- ALTERAÇÕES POSTURAIS, podem ser congênitas (alterações posturais adquiridas ao nascimento), podem ser causadas por seqüela de alguma doença prévia, mas na maioria das vezes são originadas por hábitos posturais ruins que são realizados por muitos anos. Alterações posturais podem ou não gerar dor.
- DIMINUIÇÃO DE MOBILIDADE DA COLUNA. Inclinação, rotação, flexão e extensão são movimentos normais da coluna, é lógico que na cervical (pescoço) o movimento de rotação é muito mais amplo do que na lombar. Portanto, cada região da coluna apresenta seu limite de movimento, mas ele deve existir. Movimento em pequena amplitude, dor ao realizar movimento, dificuldade para realizar movimento por rigidez são indicativos de alteração na coluna.
- Sintomas em qualquer um dor membros como: FORMIGAMENTO, DORMENCIA, QUEIMAÇÃO são chamados de parestesia; DIMINUIÇÃO DE FORÇA MUSCULAR; DIMINUIÇÃO DE SENSIBILIDADE são sintomas que normalmente começam nas extremidades, dedos das mãos ou dos pés, posteriormente “sobem” em direção ao tronco. Esse sintomas podem ser indicativos de compressão de algum nervo causado, por exemplo, por uma hérnia de disco.
Cada doença que acomete a coluna apresenta suas particularidades e seus sintomas característicos, podendo apresentar todos eles ou apenas um, por isso é importante procurar um médico para saber a real causa. E posteriormente realizar o tratamento adequado.
Por Ana Angélica R. de Lima
25 de junho de 2010
1 de junho de 2010
Qual a posição correta para dormir?
O indicado é dormir sempre de lado ou decúbito dorsal (barriga para cima).
Decúbito dorsal: o travesseiro dever ser mais baixo e colocar um apoio embaixo dos joelhos, como na figura 1. Pacientes que estão com muita dor, podem colocar um triangulo de espuma embaixo dos joelhos, formando um ângulo de quase 90º entre a coxa e o quadril, isso favorece um bom posicionamento da lombar.
Decúbito lateral: é a posição mais indicada. O travesseiro deve ser da altura do ombro, quando o indivíduo está deitado a cervical tem q estar bem retinha. É indicado colocar um travesseiro entre os joelhos.
Importante:
• O colchão deve ser firme e a coluna estar reta. Colchões muito moles deixam a coluna torta, por esse mesmo motivo não é indicado dormir em sofá, especialmente aqueles bem moles.
• Dormir de barriga para cima sem apoio para os joelhos e decúbito ventral (barriga para baixo), não são indicadas porque aumentam a lordose favorecendo a compressão nas facetas articulares das vértebras, podendo gerar dor (saiba mais sobre facetas articulares em ANATOMIA DA COLUNA).
E uma Boa Noite!
Por Ana Angélica R. de Lima
Assinar:
Postagens (Atom)